Estão abertas as inscrições para a Virada Sustentável em Salvador, que terá programação gratuita, de 29 de novembro a 2 de dezembro, em espaço público e lugares parceiros na cidade. Interessados devem enviar propostas por meio do site: viradasustentavel.org.br.

Esse é o maior festival para a sustentabilidade da América Latina, que tem como proposta do evento reunir e viabilizar, disponibilizando espaços e toda a infraestrutura, a realização de projetos de coletivos, ONGs, lideranças sociais, escolas e universidades, inciativa pública e privada, artista e oficineiros, equipamentos culturais e do conhecimento.

A ideia é fazer com que esses grupos pensem, coletivamente, estratégias para o desenvolvimento econômico, político, cultural, social e ecológico de maneira sustentável. Todos os projetos participantes serão da Bahia, mas está prevista a participação de convidados e artistas de todo o Brasil.

Fundamentado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, seis principais irão nortear a programação na capital baiana: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Vida na água e Vida sobre a Terra.

Já estão confirmados o Parque da Cidade, Espaço Cultural da Barroquinha, Casa do Benin, Museu Eugênio Teixeira Leal, Largo do Cruzeiro do São Francisco, Palacete das Artes, Comunidade do Solar do Unhão e da Ladeira da Preguiça, Subúrbio 360º, Parque São Bartolomeu, Casa Brahma Kumaris, Cinema do Museu, Velho Espanha Bar e Cultura, EcoSquare e Tropos Gastro Bar.

Esses espaços irão servir de palco para palestras, debates e rodas de saberes, dinâmicas, apresentações culturais, intervenções e performances artísticas, recitais, shows, projeção de filmes, contação de histórias, exposições, oficinas, vivências, feiras de trocas e ações ambientais.

O Festival foi criado em 2011, em São Paulo. De lá pra cá, percorreu as cidades do Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre, entre outras, além de Salvador, em 2016.

SERVIÇO:
Virada Sustentável Salvador 2018
Quando: de 29 de novembro a 02 de dezembro
Inscrições (projetos, apoio, parcerias): viradasustentavel.org.br
Período: até 23 de outubro
Mais informações: salvador@viradasustentavel.org.br.
Redes Sociais: @viradasustentavel.salvador