O jornalista e escritor baiano Gonçalo Júnior concluiu mais uma biografia. Depois de Assis Valente em “Quem Samba Tem Alegria” e Evaldo Braga em “Eu Não Sou Lixo”, chegou a vez de contar a história do compositor e arranjador Vadico (Oswaldo Gogliano) (1910-1962) – principal parceiro de Noel Rosa.

No livro “Pra que Mentir? – Vadico” ficamos sabendo que o biografado teve uma vida agitada. Junto com o Bando da Lua acompanhou Carmen Miranda nos Estados Unidos, fez arranjos para as trilhas sonoras dos desenhos da Disney Alô, Amigos e Você Já Foi à Bahia?. Compôs as melodias para letras de Noel Rosa, entre outras, Feitio de Oração, Conversa de Botequim e Feitiço da Vila e a que dá título ao livro Pra que Mentir?.

Permaneceu nos Estados Unidos por 15 anos, em contato com o jazz e com as big bands, o que influenciou na criação de suas elaboradas melodias. Lá juntou-se à bailarina Katherine Dunham e sua companhia formada só por artistas negros.

De volta ao Brasil, em 1954, lutou para ter seu nome como autor das composições ao lado do de Noel Rosa, já que elas foram registradas apenas em nome de Noel. Vadico foi, enfim, consumido pelo alcoolismo e morreu aos 51, pobre a quase esquecido.

  • Livro: Pra que Mentir? – Vadico, Noel Rosa e o Samba
  • Autor: Gonçalo Júnior
  • 404 páginas
  • Editora: Noir