Nos dias 19 e 21 deste mês, dois cruzeiros atracarão no porto de Salvador, trazendo 7.125 turistas. Os navios são oriundos de Santa Cruz de Tenerife, na Europa, e de Recife, respectivamente. O primeiro chegará às 13h e partirá para Ilhéus às 21h. Já o segundo atracará às 11h, seguindo para o Rio de Janeiro às 17h.

Entre outubro deste ano e abril de 2019, exatos 49 navios passarão pela capital baiana, transportando 165.039 turistas. Esta temporada apresenta um aumento de 8% no fluxo de turistas pelo porto marítimo, em relação à temporada anterior.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), aproximadamente 85% dos passageiros desta modalidade de viagem descem do navio para visitar a cidade e fazer compras. Estima-se que eles tenham um gasto médio individual de R$ 485/dia. Na temporada passada, a movimentação econômica chegou a R$ 62,5 milhões no comércio local.

Além de intensificar a movimentação econômica da cidade, a visita rápida, de algumas horas, funciona também como um incentivo para que esses excursionistas voltem a Salvador em outra oportunidade. “A nossa intenção é fidelizar esse turista para que ele possa voltar à cidade, e aí, sim, passar mais dias e conhecer melhor a capital”, afirmou o titular da Secult, Claudio Tinoco.