Cerca de 90 servidores de cargos em comissão do Estado compareceram ao evento Construindo seu Futuro realizado pela PrevBahia | PrevNordeste, na última sexta-feira (30). Durante o evento, a Entidade recepcionou os convidados das secretarias da Administração (Saeb), do Trabalho (Setre), da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (Seplan), no Espaço Crescer, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com um café da manhã de boas-vindas e apresentando, em seguida, os três passos necessários para um futuro mais feliz.

A iniciativa faz parte de uma série de ações voltadas para esta categoria de servidores, cuja adesão ao benefício foi possibilitada a partir de agosto deste ano. Além de apresentar os diferenciais do plano Prevbahia PB Civil, a Entidade também lançou o seu novo simulador de renda futura, onde o servidor pode projetar quanto conseguiria acumular com a previdência complementar até o póscarreira, investindo mensalmente valores a partir de R$ 10.

Participaram do evento o diretor presidente da PrevBahia | PrevNordeste, Jeremias Xavier de Moura; o diretor de Seguridade, Rômulo Cravo; a gerente administrativa-financeira e de Seguridade, Enecila Moraes; e a coordenadora de Relacionamento, Mariana Dantas. Além deles, o coordenador de Provimento e Movimentação da Saeb/DRH, Célio Alcantara, representou o secretário da Administração, Edelvino Góes, e o chefe de Gabinete da pasta, Rodrigo Pimentel, realizando a abertura do evento. “É importante que nos planejemos. Existem pessoas que são imediatistas, querem tudo hoje, e há quem guarde o máximo de recursos só pensando no amanhã. Deve existir um equilíbrio saudável entre esses dois pontos para que tenhamos condições de nos manter bem na fase da aposentadoria”, afirmou Alcantara, responsável pela abertura do evento.

Em seguida, o diretor presidente da PrevBahia | PrevNordeste iniciou uma conversa com os convidados sobre a necessidade de manter os sonhos em foco e a importância de nos prepararmos para que situações emergenciais possam ser sanadas sem comprometer a realização deles. Contextualizando o assunto, Jeremias Xavier de Moura apresentou dados de um estudo do Banco Central referentes ao ano de 2017, no qual foi demonstrado que apenas 46% dos brasileiros declaravam ter condições de levantar uma quantia de R$ 1.520 para arcar com despesas em caso de uma situação de imprevisto. O relatório apontava ainda que, desse percentual, apenas 14% das pessoas afirmava que esse valor seria retirado de uma reserva própria.

“Essa informação é alarmante e reflete a cultura da falta de educação financeira e previdenciária da nossa sociedade. Nós, enquanto Fundação, estamos aqui para auxiliar vocês a não fazerem parte desse cenário”, disse.

Durante a apresentação o diretor presidente também reforçou a missão, visão e valores da Entidade, bem como os diferenciais do plano de benefícios, o sistema de governança da PrevBahia e as diretrizes dos investimentos praticados. Ao final, a palavra foi passada ao diretor de Seguridade. “Servidores de cargo em comissão ocupam parte importante da estrutura do Estado. Vocês lideram equipes, coordenam diversos setores, mas infelizmente não têm segurança laboral para lidar com alguma eventualidade na carreira. Esse fator foi o que nos motivou a viabilizar para vocês a adesão facultativa à Previdência Complementar. É uma forma que a PrevBahia encontrou para oferecer mais segurança aos ocupantes de cargos em comissão na sua relação profissional com o Estado”, afirmou Rômulo Cravo.

Simulação e atendimento

Os convidados também puderam esclarecer dúvidas e interagir com o novo simulador de renda futura da Fundação. Com visual repaginado, a plataforma funciona como um chat no qual os servidores respondem algumas perguntas e ao final recebem uma projeção de quanto ele acumulará, conforme os dados oferecidos, e é possível acessá-lo através do site www.prevnordeste.com.br/simulador.

A PrevBahia é uma fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos. A Entidade administra planos de benefícios de caráter previdenciário atualmente para os servidores públicos dos estados da Bahia e Sergipe e está à disposição para esclarecer dúvidas através do e-mail faleconosco@prevbahia.ba.gov.br ou pelos telefones (71) 3034-1605 e (71) 3035-1605

Foto: Juliana Souza / GOVBA