Já não é mais novidade para ninguém que exercícios físicos fazem bem a saúde. Porém quanto mais cedo a atividade física é incorporada à rotina, melhor. A prática regular de exercícios na adolescência, por exemplo, pode trazer inúmeros benefícios nessa fase da vida marcada por diversas transformações físicas, emocionais e sociais.

Um desses benefícios está relacionado ao desempenho escolar. De acordo com um estudo da Universidade de Illinois nos Estados Unidos, a prática de exercícios pode contribuir para aumentar a atenção dos alunos em sala de aula. Segundo os pesquisadores, crianças e adolescentes que se movimentam com frequência têm rendimento na escola 20% superior aos alunos sedentários.

A educadora física Mara Andrade, da Academia Bodytech, em Salvador, concorda. Ela conta que a prática de exercícios pode ser tanto uma aliada nos processos de aprendizagem como ajuda a diminuir os níveis de estresse, comum entre os adolescentes em períodos de provas na escola. O exercício atua também como um poderoso remédio para combater a tensão que envolve as seleções de vestibular e o tão temido ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

De acordo com a especialista, exercícios físicos na adolescência melhoram ainda a qualidade do sono, a postura, o condicionamento físico e o fortalecimento de ossos, músculos e articulações, estruturas que estão em desenvolvimento nesse período da vida. Para Mara, a prática de atividade física contribui ainda para a socialização entre os jovens e ajuda a combater o sedentarismo, tão comum em época de smartphones e redes sociais. “Adolescentes podem e devem fazer atividade física. Os benefícios que eles vão ter agora se estendem por toda a vida”, afirma.

Sabendo disso e com o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos entre os adolescentes, academias investem em programas específicos para esse público. Na Bodytech, jovens entre 12 e 22 anos contam com o Student Plan, onde o jovem é orientado por profissionais de acordo com suas necessidades individuais e seu desenvolvimento corporal. O plano dá direito à musculação e a atividades coletivas realizadas fora da piscina, na faixa de horário que vai das 09h às 17h. A matrícula pode ser feita presencialmente ou pelo site www.btstudentplan.com.br