Seguem, em ritmo intenso, os preparativos para a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019, na Bahia. Gestores e técnicos envolvidos na iniciativa estão cumprindo uma agenda de reuniões e visitas aos locais que irão receber os competidores e todos os ajustes identificados como necessários estão sendo feitos, a fim de ter, no estado baiano, uma das melhores edições já realizadas da competição, reconhecidamente um destaque do calendário esportivo de toda a América Latina.

Em nível estadual, a organização fica por conta da Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube), que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. “Temos uma excelente estrutura, com quadras, complexos esportivos, praias e uma boa rede hoteleira. Tudo isso foi incluído e facilitou bastante a composição do projeto que foi apresentado à Confederação Brasileira do Desporto Universitário, cujos representantes já estiveram por aqui e, após diversas vistorias, aprovaram as praças esportivas que serão utilizadas no JUBs 2019”, explica o presidente da Fube, Simon Vasconcelos.

Segundo a Federação Baiana, estima-se que a competição conte com 3.500 inscritos, distribuídos nas 14 modalidades, dentre elas as mais clássicas, como a natação, caratê, atletismo e vôlei, e as que são mais modernas, como os e-sports, nos jogos FIFA e League Of Legends. “Trazer para a Bahia os JUBs após 50 anos é motivo de muita satisfação, pois teremos a chance, nessa sequência de Olimpíada e Copa do Mundo, de fazer um belíssimo evento, aproveitando toda essa estrutura que já existe e a mobilização dos estudantes, que, tenho certeza, irá transformar a Bahia em um espaço privilegiado de recepção e ao mesmo tempo de competição”, celebra o titular da Setre, Vicente Neto.

Estímulo ao esporte

Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho recebem as competições em estruturas como a Piscina Olímpica da Bahia, os ginásios de Cajazeiras e do Sesi e o Centro Panamericano de Judô. A realização do evento esportivo na Bahia foi anunciada na semana passada, durante a final do JUBs 2018, que ocorreu em Maringá.

Um dos principais objetivos do JUBs é estimular a prática esportiva nas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, bem como identificar talentos esportivos. Um desses talentos é estudante de Direito e nadador baiano Renan Barbosa, 23 anos, que conquistou duas medalhas de bronze nos jogos desse ano, categorias 400 e 800 metros livres, e é um participante garantido da edição de 2019 do evento. “A participação em Maringá foi muito boa e medalhei em duas das quatro provas que participei, mas pretendo vir mais forte no próximo ano. Espero conseguir mais duas ou três medalhas aqui na minha terra”, falou o atleta.

Fonte: Alberto Coutinho / GOVBA