A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) realiza um grande treino no dia 5 de novembro, na Rua K, praia de Itapuã, para disputar o XVII Campeonato Sul-Americano de Salvamento Aquático. A competição ocorrerá na Paraíba, entre os dias 08 e 11 de novembro. Após participarem de um grande café da manhã, no dia do treino, os competidores passarão por provas como salvamento com prancha, A4 e salvamento com salsichões.

Ao todo, 25 homens da Salvamar, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), representarão a Bahia ao lado de competidores do Grupamento Marítimo (Gmar) e de salva-vidas de Lauro de Freitas e Madre de Deus.

Em 2010, os salva-vidas da Salvamar trouxeram o troféu de primeiro lugar para a Bahia, e, no ano passado, ficaram em terceiro lugar. “Com certeza, ficaremos entre os primeiros da competição. Aqui é um celeiro de campeões. A maioria dos salva-vidas exerce a profissão com muita dedicação e mantém um bom condicionamento físico. Temos esportistas de atletismo, de triathlon e de maratona aquática”, conta Rui Araújo, chefe de treinamento da Salvamar.

Além da competição, os socorristas participarão do XVII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), que reúne, no mesmo período, em João Pessoa, especialistas em resgate, médicos e professores de diversas áreas. “Essa experiência é muito importante porque a equipe que participa das palestras e troca conhecimento com salva-vidas de todo o país traz a bagagem teórica, que adquiriu lá, para os companheiros daqui”, diz o coordenador da Salvamar João Luis.