A 35º rodada da série B definiu o rebaixamento das duas equipes pernambucanas. Náutico, com 31 pontos e Santa Cruz, com 33, além do ABC de Natal, com 31, vão disputar a série C de 2018.

O Santa Cruz até começou bem na série B deste ano, mas logo perdeu o fôlego e no último sábado (11), após dez jogos sem vencer, perdeu para o Boa Esporte por 4 a 2 e, com a vitória do Guarani contra o CRB, já não tem como escapar do rebaixamento. A situação financeira do clube é preocupante – há cerca de vinte dias, o goleador e ídolo Grafite declarou que o elenco estava há três meses e meio sem receber salários.

Já o Náutico esteve mal desde o início do Brasileiro, só foi vencer a primeira partida na 12ª rodada. A derrota para o Londrina por 2 a 1 no sábado (11), diante de 1.120 torcedores, na Arena Pernambuco, deixou-o na penúltima posição com 31 pontos, faltando apenas três rodadas para o encerramento do campeonato. A equipe timbu esteve na série C em 1999.

Enquanto isso, o Sport do Recife luta para escapar do rebaixamento na série A. O rubro-negro está com 36 pontos na 17ª colocação, faltando quatro rodadas para o final do Brasileirão.