Nesta quinta-feira (14/09), a partir das 19h, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizará o segundo simulado noturno de evacuação para áreas de risco. Desta vez a ação ocorrerá na comunidade de Mamede, localizada no bairro do Alto da Terezinha, no Subúrbio Ferroviário. O primeiro ocorreu no dia 17 de agosto, no bairro do Calabetão, às margens da BR-324

A ação contará com um efetivo de 70 agentes e serão simuladas três rotas de fuga para as pessoas seguirem para a escola Municipal Santa Terezinha, onde será implantado o ponto de apoio da operação.

Por meio de testes para retirada rápida de moradores de suas casas, a operação visa a redução de danos e a preservação da vida em comunidades localizadas em áreas onde é grande o risco de acidentes relacionados ao mau tempo, a exemplo daqueles causados por desabamentos de imóveis e deslizamentos de terra.

“A novidade para o simulado desta quinta-feira serão as pulseiras de identificação. Com elas será possível verificar se o morador pertence àquela área de risco específica ou se é de outras localidades do bairro e participa do evento para obter mais informações. Isto também é válido para nós, pois o objetivo é treinar para que os cidadãos saibam o que fazer no caso de acidentes relacionados à proteção civil, para que consigamos evitar e minimizar os efeitos da chuva”, explica o secretário da Cidade Sustentável, André Fraga, que gerencia as ações da Codesal.

Foto: Codesal / Divulgação