Boas pedidas para o final de semana. O “Novembro Azulão”, é uma ação que visa reunir amantes do forró para dançar muito pé-de-serra e falar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. O aulão é promovido pelo Grupo Forropolitano e será aberto para crianças e adultos que já sabem ou que querem aprender a dançar o ritmo. Uma roda de bate-papo sobre a campanha social e um piquenique também farão parte das atividades do dia.

No domingo (12), das 9h às 12h, o Parque da Cidade receberá uma edição especial da Feira Verde, que se tornou referência na capital baiana por durante 18 anos, reunindo alimentos cultivados de maneira saudável e sem agrotóxicos. A exposição, que acontecerá no estacionamento do Parque, exibirá diversos produtos orgânicos, como legumes, verduras e frutas, além da oportunidade de degustação desses alimentos in natura ou transformados. Na ocasião, será feita uma homenagem em memória do médico naturista Dr. Fernando Hoisel, idealizador da feira.

A nona edição da Jornada de Dança da Bahia acontecerá em diversos espaços culturais da cidade, entre eles o Teatro Gregório de Mattos (TGM), explorando o tema “Todo artista é um revolucionário”. O evento é realizado pela Escola Contemporânea de Dança, sob a direção da dançarina Fátima Suarez, e tem apoio da Prefeitura. No sábado (11), às 19h, acontecem os espetáculos “Sr. Will”, da Giro8 Cia. de Dança (GO), e “A Sagração da Primavera”, da Jorge Silva Cia. de Dança (BA).

A obra “Sr. Will” leva à cena seis bailarinos e uma máquina manipulada e manipuladora para discutir como as relações humanas se constroem e se modificam no contexto contemporâneo, alertando para a necessidade de dar voz ao desejo, sem limitações ou preconceitos. Já “A Sagração da Primavera”, clássico criado nos anos 1910, tem uma versão baiana que destaca a discussão sobre machismos e as responsabilidades de intervir nas emergências sociais.

No domingo, às 19h, o TGM recebe o INVenteEXperimente (INVEX), realização já tradicional da Jornada, com cenas coreográficas de jovens talentos identificados em audiências públicas, revelando novas faces da dança baiana. As atividades são gratuitas.

O Espaço Cultural da Barroquinha, neste sábado (11), abre suas portas para comemoração do Dia Mundial do Hip Hop. Às 15h, acontece um bate-papo com mostras de vídeo e conversas sobre militância e empreendedorismo no Hip Hop. A partir das 18h, haverá pocket show e discotecagem com a presença de Mr. DKO, Visioonárias, RBF, Psicose Rap, Makkonen Tafari, Lado Gang, Okaris, Kadu, Biel Gomez, DJ Akani, DJ Rubi e DJ Tau. Toda programação é gratuita ao público, e sempre agrada no final de semana.

Os primeiros barcos que competem na regata Transat Jacques Vabre devem chegar à Baía de Todos os Santos neste domingo (12). A competição conta com a participação de 37 barcos e 74 velejadores de oito países, incluindo uma dupla brasileira.

Admiradores do esporte poderão acompanhar toda a movimentação de chegada das embarcações na Vila da Regata, espaço que será montado e operado pela Prefeitura de Salvador, com abertura oficial nesta segunda-feira (12) e funcionamento até o próximo dia 24. O espaço – localizado no terminal marítimo, ao lado do Mercado Modelo -, será aberto ao público e terá, às 19h, show da Banda Mametto.

Ótimo final de semana!