As lâmpadas de LED com câmera HD 360° estão disponíveis no mercado brasileiro em diversos modelos e preços. Desenvolvidas para serem um produto que oferece vigilância de forma discreta, as “câmeras espiãs” chamam muito menos a atenção que outros dispositivos de segurança convencionais. Por isso, os aparelhos ganham certa popularidade entre os consumidores.

Para entender melhor como funciona e quais ferramentas estão por trás da inteligência do eletrônico, confira a seguir os detalhes que o TechTudo reuniu sobre as lâmpadas com câmera. Saiba se a tecnologia é uma boa opção para você proteger a sua casa.

Instalação
A instalação não tem diferença em relação ao procedimento que envolve uma lâmpada comum: basta plugar o dispositivo no bocal. Depois, o usuário precisa conectar o aparelho ao Wi-Fi mais próximo e fazer o download do aplicativo próprio da lâmpada. Pelo app, é possível escolher as configurações desejadas de acordo com as suas necessidades.

A câmera dentro da lâmpada é sem fio e equipada com microfone, alto-falante, microSD, sensor infravermelho e Wi-Fi. Em relação ao consumo, o produto promete ser econômico – por ser uma lâmpada do tipo LED, ela deve oferecer alta durabilidade e baixo consumo de energia.

Funcionamento
Uma vez conectado à rede Wi-Fi, o acessório pode transmitir as imagens capturadas em 360º por meio de um aplicativo próprio. Para armazenar os vídeos, é necessário inserir um cartão microSD com capacidade para até 64 GB. Além disso, muitos modelos contam com sensores de movimento na área definida pelo app.

De acordo com uma fabricante, a gravação começa ao ligar o interruptor. É necessário, portanto, acender a luz para a eletricidade alimentar a lâmpada. O usuário pode controlar a luminosidade após baixar o aplicativo do aparelho, porém ele não funciona sem que o interruptor esteja ligado.

Aplicativo
A maioria dos aplicativos das lâmpadas espiãs está disponível para Android e iPhone (iOS). Alguns modelos contam com funções especiais no app, como controlar o zoom da câmera, luminosidade, ouvir o áudio do que foi gravado e usar o alto-falante para se comunicar com o ambiente onde o dispositivo está instalado. Além disso, o aplicativo pode avisar ao usuário quando há o registro de alguma movimentação.

Alguns aparelhos fazem gravação panorâmica e podem ter resolução de 1280 x 960 pixels, além de contar com visão noturna. Nesse caso, é possível acionar pelo app de forma manual ou configurar para acionar automaticamente na falta de luz. Antes de comprar o produto, é importante verificar se ele é bivolt, para ser usado em qualquer região do Brasil.

Fonte: Globo.com – Foto: Divulgação