Vinte e cinco funcionários do Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (Imic) que atuam como orientadores do projeto ‘Trânsito Cidadão’, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), voltaram à sala de aula nesta segunda-feira (19). Na escola pública para a formação de condutores do órgão, em Salvador, eles assistiram a palestras sobre oratória e as mudanças recentes nas regras para os motoristas, com o objetivo de qualificar o trabalho do grupo.
“Estimulamos o uso correto da principal ferramenta, que é a voz. Quando transmitimos conhecimento de forma clara, atraímos o interesse do público-alvo. Assim, as informações sobre o trânsito serão melhor assimiladas”, explicou o instrutor Luide Souza. “Esse contato com o especialista nos enriquece e vai melhorar a nossa performance nas atividades educativas com os estudantes”, disse o funcionário do Imic, Jueilson Santos.
O projeto ‘Trânsito Cidadão’ é uma parceria do Detran com o Instituto Miguel Calmon, que leva conteúdo sobre legislação de tráfego e cidadania para escolas públicas estaduais e municipais. Quase 150 mil estudantes já foram atendidos, na capital e mais de 40 cidades do interior, para estimular a preparação de uma nova geração de condutores conscientes.
“Essa é uma iniciativa exitosa que envolve jovens carentes e planta a semente para evitarmos acidentes nas vias, no futuro”, ressaltou o diretor de Educação do Detran, Carlos Moura.
Foto: Ascom Detran GOVBA