A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quinta-feira (15), o resultado do sorteio eletrônico das vagas residuais da Educação Profissional e Tecnológica na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio (Prosub), no ano letivo de 2018. A lista dos contemplados está disponível no Portal da Educação. Foram 3.406 vagas para cursos técnicos de nível médio ofertados em Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas.

A diretora da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica, Daniele Sanches, explica que nem todas as vagas ofertadas foram preenchidas. “Ofertamos vagas em 66 municípios, mas em 23 deles a procura foi insuficiente para a formação de turmas. Por isso, foram contempladas 1.544 vagas em 43 municípios da Bahia, onde foram formadas 87 turmas, em 35 diferentes cursos técnicos de nível médio”, afirma.

Daniele destaca ainda que “o Estado vem ampliando gradativamente a oferta de cursos técnicos de nível médio em todos os 27 Territórios de Identidade, oportunizando formação para os jovens e trabalhadores, para que possam ter uma inserção cidadã no mundo do trabalho ou para que possam empreender e montar o seu próprio negócio”.

A matrícula ocorre na unidade escolar e no turno para qual o aluno foi contemplado, entre 19 e 21 de março. É preciso apresentar os seguintes documentos: original e cópia do histórico escolar; original e cópia da cédula de identidade; original e cópia do cadastro de Pessoa Física (CPF); original e cópia legível, com data recente, do comprovante de residência (Água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU ou cartão de crédito). As aulas serão iniciadas no dia 2 de abril.

Entre os cursos ofertados estão os técnicos em Segurança do Trabalho, Enfermagem, Teatro, Produção de áudio e vídeo, Alimentos, Informática, Agroecologia, Cozinha, Turismo e Nutrição, Dietética, Zootecnia e Instrumento Musical. Para o ano letivo de 2018, os cursos tiveram a carga horária reduzida, de dois anos para 12 meses ou um ano e meio.

Foto: Claudionor Jr  –  SEC GOVBA