Neste domingo (05/11) será realizada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda vai ocorre no domingo (12). Além de toda a exaustiva preparação para as provas, é preciso atenção para não perder o horário e se atrasar porque os portões têm horário para serem fechados.

Como a Bahia (assim como os demais estados do Nordeste e também os do Norte do país) não está no horário de verão os portões serão fechados às 12h. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

Os candidatos devem chegar com antecedência, pois em locais grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala onde farão a prova pode ser maior que o esperado.

Neste domingo (5) serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5 horas e 30 minutos de duração.

Já no dia 12, vão ser realizadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração. Nos dois dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.

O que levar

No dia do exame é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas. Carteira de estudante não é considerado documento oficial. Se o candidato perdeu o documento ou teve o documento roubado, deverá apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Outro item obrigatório é caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova.

Dicas

A diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos, listou dez dicas para que os candidatos não sofram imprevistos e cheguem no horário.

Conferir o local de prova com antecedência.

Separar os documentos necessários antes do dia da prova.

Fazer o percurso com antecedência para conhecer o caminho e verificar possíveis atalhos.

Verificar qual o melhor meio de transporte para chegar ao local de provas.

Certificar-se dos horários de ônibus e metrô.

Descobrir quanto tempo leva para chegar ao local de provas.

Não marcar compromisso no dia da prova.

Não sair nos dias anteriores à aplicação das provas.

Conferir o fuso horário da cidade onde será realizada a prova, pois o edital segue a hora de Brasília.

Verificar o trânsito no trajeto, pois em algumas cidades são feitas interdições temporárias de ruas e avenidas durante os fins de semana.