A delegação baiana que irá representar a Bahia na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em provas de modalidades individuais para faixa etária de 15 a 17 anos, embarcou na noite de quarta-feira (15), rumo a Brasília. Responsável pelo deslocamento de todas as equipes, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), cuidou de todos os detalhes para garantir uma viagem confortável e tranquila.

O grupo de atletas das modalidades individuais é formado por 61 jovens que representarão a Bahia em provas de judô, atletismo, natação, luta olímpica, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, xadrez, vôlei de praia e tênis de mesa. A delegação baiana, que viajou em voo charter pago pelo Governo da Bahia, conta ainda com a presença de sete oficiais da Sudesb (incluídos fisioterapeuta, jornalista, fotógrafo e chefe de delegação), além de 12 técnicos das modalidades.

A delegação de estudantes que irá disputar a Bahia nos jogos coletivos – basquetebol, handebol, futsal e voleibol – num total de 84 atletas, mais oito técnicos e oficiais da Sudesb, embarca na madrugada do próximo dia 20 também em voo fretado. Ao todo, 145 estudantes de 30 escolas públicas e 15 privadas, de um total de 14 municípios, participarão da etapa nacional.

Durante reunião preparatória realizada na semana passada, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, anunciou mudanças na organização das seletivas baianas para o ano de 2018. Serão realizados jogos zonais, formando grupos por município, possibilitando uma maior participação do interior nas etapas seletivas e também na final, quando se classificam os atletas que representarão o estado nas etapas nacionais (12 a 14 e 15 a 17 anos), organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“Este modelo irá tornar o processo mais democrático e mais equilibrado entre as escolas do interior e da capital. No primeiro semestre de 2018, já iniciaremos as competições neste formato. Apesar de toda a crise, o Governo do Estado está priorizando o esporte educacional, e isso é muito importante para os nossos jovens”, destacou o diretor, enfatizando que para a realização dos jogos a Sudesb contará com o apoio das secretarias estaduais da Educação e da Fazenda (Sefaz).

Além de Salvador, a delegação das modalidades individuais é composta por estudantes de Jaguarari (centro norte), Juazeiro (norte), Paulo Afonso (Vale do São Francisco), Itacaré (Taboquinhas), Canavieiras (sul), Vitória da Conquista (sudoeste), Camaçari e Lauro de Freitas (RMS).