Com a expectativa dos organizadores de atrair público superior a 200 mil pessoas no próximo sábado (21), a 80ª edição da Micareta de Feira de Santana, no centro norte da Bahia, começa nesta quinta (19) e prossegue até domingo (22), com atrações musicais diversificadas e apoio do Governo da Bahia. Na rede hoteleira, a perspectiva de grande público é motivo de comemoração, já que os hotéis situados nas proximidades do circuito registram reservas de 100%.

Localizado no centro, próximo à Estação Rodoviária, o Hotel Acalanto garantiu 100% de ocupação dos 38 quartos disponíveis. O Classe Apart Hotel também tem alta procura, com perspectiva de lotar todos os 61 apartamentos, assim como o Prime, que possui 42 leitos e hospedará, inclusive, atrações musicais da folia. Os gerentes do Ibis e do Feira Palace apostam na demanda dos que deixam a reserva para última hora.

A Micareta de Feira de Santana é o Carnaval fora de época mais tradicional da Bahia. O cantor Léo Santana se apresenta na noite de abertura da festa com trio sem cordas, patrocinado pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), vinculada à Secretaria do Turismo da Bahia (Setur).

O projeto Ouro Negro, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), garante a participação de 14 entidades carnavalescas no evento. Outros investimentos do Governo do Estado na micareta contribuem para fortalecer o turismo na região, gerando ótima ocupação hoteleira e movimentação em bares, restaurantes e no comércio.

Segurança e saúde 

A segurança será fornecida por cerca de 5,3 mil policiais militares e civis. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), serão quase 10 mil plantões extras, pagos pelo Governo do Estado. O caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle Regional fará o monitoramento do circuito com câmeras.

Para prestar assistência médica aos foliões, o Hospital Geral Clériston Andrade terá um reforço de 20% nos plantões, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).