Com a chegada do verão, aumenta a procura por novos destinos para aproveitar a estação mais movimentada na Bahia. Além das praias já conhecidas, como as de Arembepe, Guarajuba, Costa do Sauípe e Praia do Forte, também é possível visitar recantos paradisíacos e desconhecidos, disponíveis a poucos quilômetros de distância de Salvador e que estão prontos para serem desbravados. Entre as opções, estão a Praia Barra do Itariri, Baixio, Subaúma e Diogo, todas acessíveis pela Linha Verde (BA-099) na área de concessão da Litoral Norte (CLN), que vai do Km 7 até a divisa com Sergipe.

Conheça a seguir alguns dos destinos:

 

Vila de Diogo e Praia de Santo Antônio

Pela Linha Verde, seguir 68km até a entrada da Vila de Diogo. De lá são necessários cerca de 20 minutos de caminhada até a praia por um caminho rodeado de dunas e cortado pelo rio Imbassaí. Durante a caminhada, é possível aproveitar o rio ou seguir até a praia de Santo Antônio que, por ser mais afastada, costuma ser calma e mais vazia.

Na volta do passeio, o famoso restaurante Sombra da Mangueira na Vila de Diogo é parada obrigatória. Estrelado pelo Guia Quatro Rodas, o espaço fica literalmente sob a sombra de uma mangueira e é conhecido por servir uma deliciosa moqueca.

Subaúma

A vila de pescadores fica a 110 km de Salvador e conta com boa infraestrutura turística. Na região é possível aproveitar tanto a praia quanto as lagoas, onde acontecem práticas de esportes náuticos como jet-ski, windsurfe e caiaque, além do local ser cenário de competições esportivas durante o verão.

Entre os destaques estão o Rio Subaúma e o Rio Crumaí, onde se pode admirar o encontro da água doce com o mar, além do Mirante do Cruzeiro, que oferece uma visão de toda a extensão urbana do vilarejo. No local ainda é possível visitar a Cachoeira dos Índios, queda de água de 5 metros com poço natural indicada para banho.

Baixio

As águas cristalinas das cinco lagoas formadas por 14 nascentes espalhadas na região compõem o cenário do vilarejo de Baixo, localizado a 124 km de Salvador e pertencente ao município de Esplanada. Entre as opções estão passeios ecológicos e trilhas. A 30 minutos de caminhada do centro de Baixio, fica a Lagoa Azul, com águas mornas e cristalinas rodeadas por dunas de areias. O visitante pode aproveitar também as lagoas Panela e Verde, que ficam um pouco mais distante, a 8 km.

Em Baixio também é imperdível o Mirante do Morro do Mamucabo, acessível por uma trilha íngreme e arenosa ou através de um veículo 4×4. O local tem características únicas por sua coloração mais escura e proximidade com a praia, com a possibilidade de aproveitar a água salgada do mar ou doce da lagoa.

Praia Barra do Itariri

Localizada na cidade do Conde, a 168 km de Salvador, a praia Barra do Itariri possui uma larga faixa de areia que marca a divisão entre o rio e o mar. No local, o rio Itariri serpenteia o manguezal ao encontro do mar e a mistura da água de ambos é o lugar predileto dos banhistas. Durante a vazante da maré, é possível atravessar a pé o canal e aproveitar a vista das dunas. Já a maré alta forma as condições ideais para a prática de pesca, canoagem e nado. A praia conta ainda com barracas de praias que servem frutos do mar.

A paisagem da Barra do Itariri também foi cenário de cinema, servindo como locação do filme Tieta do Agreste, de Cacá Diegues. Para chegar lá saindo de Salvador, é preciso seguir pela Linha Verde por 168 km até Conde. 16 km após o entroncamento sinalizado de Palame, deve-se virar à direita e seguir por uma estrada de barro por mais 10 km.

 

Foto: Reprodução