O programa Mais Infância, idealizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), realiza a aula inaugural para cerca de 700 pedagogos no próximo sábado (17), das 8h às 12h, no auditório principal da Faculdade 2 de Julho, no Garcia, em Salvador. A aula terá a presença do governador Rui Costa e da primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, além do coordenador e professor do Mais Infância, Manoel Calazans.

Idealizado pela primeira-dama, o programa envolve um conjunto de ações voltadas para as creches comunitárias, incluindo, principalmente, a formação pedagógica dos professores e dos responsáveis pelas creches. A iniciativa busca melhorar as condições das escolas comunitárias e contribuir para a melhoria da infância na Bahia.

No segundo sábado de cada mês de 2018, o Mais Infância vai oferecer cursos de formação pedagógica para os profissionais das escolas comunitárias. Serão abordados a ‘Formação Mensal Dos Professores das Creches’, a ‘Inclusão das Crianças das Creches Comunitárias em atividades de Arte Educação – Visitas Culturais – Teatro e Cinema’, a ‘Ajuda com a Alimentação Escolar de Creches Comunitárias que têm dificuldade financeira para o atendimento das crianças’, entre outros temas.

As escolas e creches comunitárias existem em Salvador desde a década de 1970. Elas são oriundas de movimentos populares, associações comunitárias, clubes de mães, instituições religiosas e ONGs, todas com a intenção de garantir acesso à educação, em razão da ausência das vagas nas creches oficiais.