A Marinha do Brasil informou neste domingo (3) que o mau tempo vai continuar no litoral baiano nesta segunda-feira, com mar revolto e ondas de até três metros entre Ilhéus, na Bahia, e João Pessoa, na PB, trecho que também tem previsão de ressaca. Entre Caravelas, no sul do litoral baiano, e Natal (RN), a previsão é de mar grosso, com ondas chegando a 4,5 metros. O aviso é válido até às 21h da segunda.

Por conta das condições do mar e dos ventos fortes, a Marinha orienta que navegantes tenham atenção extra caso precisem passar por alguma das zonas citadas – e que o façam somente em casos de extrema necessidade. “A utilização imprudente das embarcações em condições adversas de mar e tempo ou fora da área de navegação para a qual foram habilitadas é de inteira responsabilidade do seu proprietário e/ou comandante, que poderá responder por eventuais acidentes nas esferas administrativa, civil e penal”, alerta o órgão em nota.

A orientação também é que os cuidados sejam redobrados na amarração das embarcações perto da costa, evitando que se soltem e fiquem à deriva.

Foto: Ilhes.net