O motorista Marivaldo Alcântara, 55 anos, já havia detectado um erro de grafia na carteira de identidade do filho, Arthur Vinícius, que tem nove anos de idade. Morador do bairro de Santa Cruz, ele não pensou duas vezes em aproveitar o Projeto Pequeno Cidadão para tirar a segunda via do documento do pequeno. “Essa ação foi muito interessante, já que eu pude tirar o novo documento dele sem agonia. A gente foi bem recebido. Estou me sentindo muito gratificado”, disse.

Mais de 80 crianças conseguiram solicitar a carteira de identidade nesta quarta-feira (14), no SAC Bela Vista. Com o esse número, o projeto já atendeu a cerca de 150 crianças, após passar também pelo Salvador Shopping e Shopping Paralela. A próxima edição será no SAC Barra, a partir das 14h, no dia 3 de dezembro.

Lançado pelo SAC, o projeto facilita o acesso de crianças até 10 anos de idade para emissão de carteira de identidade. Para conseguir o atendimento, é necessário que os responsáveis encaminhem um e-mail para projetopequenocidadao@saeb.ba.gov.br, com o nome completo da criança, data de nascimento e telefone de contato com o nome do responsável.

Os documentos necessários para emissão do RG são: certidão de nascimento original, legível e sem rasuras, ou cópia autenticada. Para crianças até três anos de idade, é preciso levar foto 3×4, com fundo branco. Para os casos de segunda e demais vias, será cobrada uma taxa de R$ 36,25.

De acordo com a coordenadora dos postos SAC Salvador e RMS, Cecília Pereira, a ação é importante para ampliar o acesso de crianças a serviços básicos de cidadania. “Elas são o futuro da nação e devem iniciar o exercício da cidadania o mais breve possível. O projeto ajuda no processo da confecção do RG, documento que vai facilitar a vida dos pais e responsáveis no dia a dia”, disse.

Rede SAC

São 71 unidades de atendimento da Rede SAC na Bahia, sendo 37 postos (na capital, região metropolitana e interior) e 31 pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC.

Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza os aplicativos SAC Mobile e SAC Digital, os portais SAC e SAC Digital, além da central telefônica de atendimento, por meio do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).