O sinal da TV analógica será desligado em Salvador e em 19 cidades da Bahia no dia 26 deste mês de julho.

A exemplo do que já aconteceu em cidades como Brasília e São Paulo, o sistema analógico deixa de existir, ficando apenas o novo, em alta definição com excelente qualidade de imagem sem chuviscos, ruídos, fantasmas e interferências.

Mas para quem ainda não tem uma TV moderna que já vem com o conversor interno, é preciso adquirir um kit com conversor e antena para poder receber o sinal digital, no velho aparelho de TV.

Segundo o Ministério das Comunicações, 93% das famílias brasileiras precisarão passar pela mudança. Até 2018, o Governo pretende dar gratuitamente 14 milhões de kits com a antena, conversor e controle remoto.  As distribuições serão feitas para pessoas de baixa renda que estejam cadastradas no programa Bolsa Família.

Mas muita gente vem se antecipando e comprando os equipamentos. No chamado comércio popular, os kits estão bem procurados e os camelôs vem faturando muito com o sonho de consumo -e agora mercadoria de necessidade- , já que a televisão continua sendo o principal meio de diversão  das camadas mais pobres da população.

Veja a lista das cidades que terão o sinal analógico deslugado agora em julho:

Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D’ávila, Simões Filho, Candeias, Madre de Deus, Itaparica, Vera Cruz, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Nazaré das Farinhas, Cairu, Jaguaripe, Maragogipe, Salinas das Margaridas, Saubara, Terra Nova.

foto: tvdigital.net blog