A população soteropolitana tem até a próxima sexta-feira (22) para se vacinar contra febre amarela na Estação da Lapa. A ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde acontece das 9h às 16h, no 1º piso da estação e visa ampliar a cobertura para imunizar 100% da população.

Serão imunizadas exclusivamente as pessoas que vão tomar a dose pela primeira vez, conforme recomendação do Ministério da Saúde divulgada no início do mês. Não há necessidade de reforço para os indivíduos que já foram imunizadas, independentemente do tempo que tenham sido vacinados.

“”Embora tenhamos intensificado a vacinação há alguns meses, ainda temos muita gente desprotegida. No primeiro semestre tivemos alguns casos de macacos identificados com febre amarela no perímetro urbano e isso gerou uma intensa procura das pessoas pela vacina. Mas passado esse momento, a maioria dos indivíduos deixaram de buscar os serviços para imunização. É importante que a população esteja protegida para evitar uma possível circulação do vírus em nossa cidade” afirma a sub coordenadora de imunização, Doiane Lemos.

Vale ressaltar que podem ser imunizadas pessoas entre os nove meses de vida e 59 anos de idade. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.