Com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata e patologias relacionadas ao homem, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do estado da Bahia (Sindate-BA) promove um ciclo de palestras intitulado ‘Novembro Azul – apoiamos essa causa’.

Será no dia 27 de novembro, das 13 às 17h, no auditório do Hospital Octávio Mangabeira, no Pau Miúdo. A inscrição é feita mediante a doação de uma lata de leite em pó. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelos números: (71) 992735694 ou 99273-5694 (WhatsApp)

Durante toda a tarde do dia 27 os enfermeiros e palestrantes Clarice Tamara, Michel Vieira e Kátia Lopes irão abordar temas como: ‘Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do homem’, ‘Principais Patologias Relacionadas ao Homem’, e ‘Importância da Prevenção dessas Patologias’.

O evento, que é beneficente e sem fins lucrativos, tem como público alvo profissionais e estagiários da área de saúde, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, estudantes e interessados no assunto.

O mês de novembro simboliza mundialmente a luta contra o câncer de próstata, que é o tipo de tumor mais frequente no sexo masculino depois do câncer de pele e o sexto mais comum no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Silencioso, o câncer de próstata depende da idade do indivíduo e de sua herança genética para se desenvolver. Mas isso não significa que seja letal, pois as chances de cura para quem descobre o tumor precocemente são de até 95%.

Criada em 2011, a campanha Novembro Azul tinha, inicialmente, o objetivo de alertar sobre a gravidade da doença e a importância dos exames preventivos. Mas acabou ampliando o seu sentido, tornando-se também um alerta também sobre a necessidade de os homens realizarem consultas médicas preventivas e cuidarem mais da saúde.