Creches e escolas comunitárias de Salvador começaram a receber, nesta segunda-feira (26), o material pedagógico distribuído pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), por meio do Mais Infância. O programa capacita professores da Educação Infantil de creches e escolas comunitárias de Salvador, com cursos específicos da área de atuação.

A primeira instituição contemplada foi a Escola Capela São José, no Engenho Velho de Brotas. “O kit é composto pelo caderno de planejamento do professor, que vai servir tanto para a formação do Mais Infância, quanto para o planejamento diário dos professores. Nós temos também o diário de bordo dos alunos, que é onde a escola vai poder dialogar com o próprio aluno e com a família também, além de cartazes pedagógicos, calendários e todo material que pode tornar a sala de aula mais criativa e ilustrada”, explica o coordenador do Mais Infância, Manoel Calazans.

A Escola Capela São José atende 127 crianças de três a cinco anos. A participação do programa tem feito diferença na unidade de ensino. “O material é muito importante para os professores porque assim eles podem acompanhar o desenvolvimento das crianças”, afirma a diretora da escola, Irmã Vânia Silva. “Através dele [Mais Infância], os professores têm formação e se sentem mais seguros, mais preparados para enfrentar o que acontece no dia a dia”.

Cerca de 100 instituições da capital já foram alcançadas pelas ações do Mais Infância. Também receberam o material, nesta segunda (26), a Creche Futura Geração, da região da Polêmica, no bairro de Brotas, e a Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo (IBCM), em Nazaré.

Foto: Paula Fróes GOVBA