O início das obras de contenção encosta no bairro de São Caetano, na capital baiana, foi autorizado nesta segunda-feira (23), pelo governador Rui Costa durante ato de assinatura da ordem de serviço no bairro. A intervenção será realizada na Rua Rocinha do Fiais e conta com investimento de cerca de R$ 2,6 milhões.

“Aqui temos 250 metros de encosta, com muitas casas construídas no alto e no pé do morro. Quando a obra for concluída, com certeza essas famílias vão ter tranqüilidade para dormir, sem medo de a terra correr, mesmo em dias muito chuvosos. É um investimento importante, é uma obra trabalhosa, mas muito necessária pra população que precisa dessa segurança”, afirmou o governador.

O serviço de limpeza de talude já foi iniciado e a previsão é que a obra seja finalizada no mês de novembro. Serão beneficiados 2.572 moradores que vivem na área da encosta. A obra será realizada pela Conder em uma área de mais de quatro mil metros quadrados.

“Aqui neste local serão empregadas técnicas de solo grampeado e retaludamento em uma área de mais de 200 metros e a nossa expectativa é entregar a encosta em um período de até oito meses. Também faremos obras de reurbanização que contemplam a reforma de passeios e escadarias”, explica o presidente da Conder, José Lúcio Machado.

Desde 2015, por meio do Programa de Prevenção de Desastres Naturais, o Governo do Estado já realizou a entrega de 34 obras de contenção de encosta

A educadora Joana Nascimento mora à beira da encosta há 20 anos e já viu sua mãe cair no barranco. “É complicado viver nessa situação. Da janela de casa ficamos vendo o mato descer, as pessoas que moram lá embaixo gritar. Quando chove ficamos sobressaltados. Hoje é um dia importante porque agora tenho certeza que teremos mais tranquilidade. Eu vou olhar pra essa encosta e dizer que agora estou segura”, conta.

 

 

Foto: Manu Dias/GOVBA