Com uma extensa programação de trabalho nesta segunda-feira (19), no município de Santo Estevão, no centro norte do estado, a 157 km de Salvador, o governador Rui Costa completa, com esta visita, a viagem de trabalho de número 400 ao interior baiano, com mais de 200 municípios visitados em pouco mais de três anos de governo.

A marca atingida pelo governador será comemorada com uma agenda que prevê visitas a obras, autorização de novos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, entrega de equipamentos e alevinos, assinatura de convênios que beneficiam os produtores rurais, além de obras de infraestrutura.

A partir das 9h, o governador dá início aos compromissos em Santo Estevão. O primeiro deles é a inauguração da Praça da Ciência. Logo em seguida, Rui entrega a primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da sede municipal, e autoriza a execução da segunda etapa da obra, ambas orçadas em R$ 1,49 milhão. Após a visita ao SES, Rui segue para a sede da 6ª Retran (Regional de Trânsito), unidade que passou por completa requalificação, localizada na BR-116, nº 470.

Após as entregas, o governador segue para a Praça Sete de Setembro, no centro da cidade, onde ocorrerá o evento. No local, Rui autoriza um conjunto de obras para implantação de Sistema de Abastecimento de Água, extensão e ampliação de redes que beneficiam a população de 40 localidades do município, levando água de qualidade aos moradores da zona rural.

Rui autoriza, ainda, durante a cerimônia, a execução de obras para pavimentação do trecho de acesso à BA-084, em Conceição do Jacuípe, e do trecho de acesso de Riachão do Jacuípe à BA-233, em Ichu. Também será autorizada a extensão da rede de iluminação pública na Rodovia Riachão (Riachão do Jacuípe).

Para o atendimento à agricultura familiar, o governador também firma convênios de assistência e extensão rural (Mais Ater) e mecanização rural (Promer), beneficiando os municípios de Acajutiba, Água Fria, Anguera, Capim Grosso, Conceição da Feira, Esplanada, Ipecaetá, Irará, Muritiba, Santo Amaro, Santo Estêvão, Sátiro Dias, Santa Bárbara, Santanópolis Teodoro Sampaio, Tanquinho e Terra Nova.

As ações no município também incluem a entrega de 20 bolsões de alevinos para associações de produtores e 50 mil alevinos para o povoamento do lago da Barragem Pedra do Cavalo. Ainda beneficiando o produtor rural, Rui faz a entrega simbólica do certificado de imóvel rural de nº 300 mil do CAR/Cefir (Cadastro Ambiental Rural), além de mais 8.726 certificados do CAR. Ao final da visita, o governador participa de almoço com autoridades políticas da região.

Durante a visita ao município, Rui vai anunciar ainda, entre outras ações na área da educação, a chegada de internet banda larga, por meio de satélite, com velocidade de 15 mega por segundo, para 300 unidades escolares, sendo 76 na região, incluindo duas escolas em Santo Estevão onde o serviço já está disponível. Também serão anunciados novos laboratórios que estão com obras adiantadas pelo programa Brasil Profissionalizado, para seis Centros da Educação Profissional e Tecnológica, além da realização de pintura em 32 unidades escolares da região.
Foto: Reprodução/GOVBA