A primeira reunião ordinária do ano do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter), nesta quarta-feira (14), teve a presença do governador Rui Costa. O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), órgão ao qual a entidade é vinculada, apresentou as atividades e ações a serem realizadas em 2018 e as iniciativas de órgãos estaduais que beneficiam os 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Participando pela primeira vez de uma reunião do Cedeter, Rui comentou que “um desafio proposto para o Conselho é que haja, constantemente, a proposição para superar os próprios limites. O exercício de implementar o que se acredita não pode ser cerceado por diferenças ideológicas. O Conselho cria unidades de planejamento por território, seja na área de saúde, segurança ou educação”.
O encontro foi marcado pela assinatura de um termo de cooperação entre a Seplan e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que engloba um montante de R$ 500 mil e tem o objetivo de estruturar e viabilizar a realização das atividades regulares dos Colégios Territoriais. “Essa entidade representa os 27 Territórios de Identidade da Bahia e já colocou em prática pelo menos 20 projetos de relevância, abrangendo diversas regiões. É uma honra estar à frente do Conselho por três anos, mas ainda há muito o que ser feito”, afirmou o presidente do Cedeter, vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão.
Vice-presidente do Conselho e titular da SDR, Jerônimo Rodrigues ressaltou que “a presença do governador é um momento muito importante para a entidade” e reiterou que o Conselho é “um espaço de conciliação de políticas públicas, bem como de amadurecimento do processo de governança”.
Foto: Manu Dias/GOVBA