Após diagnóstico situacional dos focos e criadouros do Aedes aegypti nas Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica o combate às arboviroses e outros agravos na região das ilhas de Salvador. A ação vai visitar 1.445 imóveis até o dia 28 de setembro com o objetivo de fortalecer os trabalhos já existentes nas localidades. O ponto de saída das equipes para as ilhas será em Madre de Deus, às 8h.

O CCZ vai desenvolver atividades de combate à dengue e prevenção de outros agravos, leptospiose, vacinação antirrábica e esquistossomose, além de atividades educativas e panfletagem em escolas, na colônia de pescadores e casas das regiões.

Durante a mobilização, equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e do CCZ também promoverão um mutirão de limpeza – reivindicação dos povoados. Os agentes de combate às endemias também intensificarão a visita casa a casa para identificação e eliminação dos criadouros do inseto, bem como realizarão o trabalho de borrifação de inseticida para diminuir a infestação do vetor na fase adulta, reduzindo, assim, o risco de transmissão das doenças.

O Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário e profissionais da unidade de saúde de Bom Jesus vão prestar o apoio logístico.

Programação:

20 de setembro – Ilha dos Frades (Povoado de Paranama)

25 de setembro – IIha de Maré ( Povoado de Santana)

27 de setembro – Ilha de Maré (Povoado de Praia Grande)

28 de setembro – Ilha de Maré (Povoado de Botelho)