Os atendimentos realizados através da carreta rosa itinerante disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), serão realizados até o próximo domingo (29), no Dique do Tororó, ainda na Campanha Outubro Rosa, durante o evento “Previna-se e Pedale”. As interessadas no serviço de avaliação clínica das mamas e encaminhamentos de mamografia devem se dirigir nesta sexta-feira (27) para até o bairro de Cajazeiras.

 

Desde o início da estratégia, 1.200 mulheres foram atendidas no veículo adaptado.

 

O consultório da estação de transbordo da Lapa também encerra a oferta de exames clínicos e orientação para auto cuidado com as mamas na próxima terça-feira (31).

 

No domingo (29), será realizado um passeio ciclístico no Dique do Tororó em alusão à prevenção da neoplasia, marcando a passagem pelo Dia Nacional de Luta contra o Câncer de mama comemorado em 27 de outubro. Para participar basta levar 1 pacote de leite em troca da camisa do evento. A ação ocorrerá de 7h às 12h com diversas atividades, feira de serviços e orientações para a população.

 

Mesmo com o fim da campanha do Outubro Rosa, nos postos de saúde do município continua a oferta de mamografias e a busca ativa de pacientes, estimulando o acompanhamento periódico de saúde e a realização do auto exame das mamas. O câncer de mama continua sendo a principal causa morte por neoplasia entre a população feminina em idade fértil em Salvador. A forma mais eficaz de diagnóstico precoce e prevenção da doença é através da realização periódica da mamografia.