As novas tecnologias alteraram sem precedentes a relação das pessoas com o universo ao seu redor. Na área médica, não foi diferente. Pensando nisso, o hospital Santa Izabel investe em ferramentas digitais para facilitar a vida de profissionais de saúde e também de pacientes.

Uma prova disso é o Medt. Concebido no final de 2017 numa parceria entre o Santa Izabel e a empresa Magno Lab, o aplicativo começou a ser utilizado no dia a dia do hospital em janeiro desse ano e é usado por médicos do centro cirúrgico para facilitar a comunicação com a equipe, a rotina de trabalho e melhorar o fluxo de serviços relacionados.

O médico cirurgião Luciano Ferreira é um dos profissionais que usam o aplicativo e conta que este melhorou muito a troca de informações. “Hoje, é muito mais rápido do que antes quando era preciso dar vários telefonemas. O aplicativo dinamiza o processo e agiliza a comunicação”, afirma.

Através do Medt é possível verificar os pacientes que estão com cirurgias agendadas, aqueles que foram operados e permanecem internados no hospital, além de acompanhar autorizações de procedimentos, visualizar pendências e enviar relatórios.

Carine Orleans, coordenadora de internação do Santa Izabel, informa que o Medt concentra todas as informações relacionadas ao agendamento cirúrgico. Por meio dele, a equipe do pré-internamento pode dialogar com a equipe médica e agilizar todos os procedimentos necessários para a realização de uma cirurgia. “O Medt é uma ferramenta fácil de usar, com interface simples e de fácil entendimento”, observa.

Carine conta que os benefícios proporcionados pela ferramenta são tão bons que vem sendo considerada a possibilidade de futuramente desenvolverem uma versão do aplicativo para uso externo, voltada especificamente para pacientes que vão passar por uma cirurgia no hospital.

Hoje, para pacientes, o hospital já diponibiliza um outro aplicativo chamado Meu Santa Izabel, onde eles podem obter informações sobre os seus últimos atendimentos, especialidades oferecidas na unidade, lista de convênios credenciados, além de telefones úteis para contato com o Santa Izabel e horário de funcionamento das unidades. É possível ainda acessar resultados, laudos e imagens de exames diretamente pelo aplicativo.

Tanto o Medt quanto o Meu Santa Izabel são uma prova de que, também na área de saúde, as novas tecnologias vieram para ficar.

 

 

Foto: Reprodução