Encerra nesta quarta-feira (30), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Iniciada no dia 23 de abril, apenas 70% do público alvo foi vacinado. Cerca de 171 mil pessoas entre crianças, gestantes e idosos, ainda não procuraram pelo imunobiológico e precisam ser vacinadas na capital baiana.
Apesar do cenário incerto gerado pela greve dos caminhoneiros, as unidades de saúde e salas de vacina do município seguem em pleno funcionamento. ” Estamos em meio a um aumento dos episódios de gripe na cidade e mesmo com esse cenário atípico não poderíamos deixar de garantir a oportunidade de proteger a população mais vulnerável a doença com a oferta da vacina em nossa rede “, salientou Luiz Galvão, secretário municipal da Saúde.
O imunobiológico é trivalente e protege contra o H1N1, H3N2 e influenza B. Os professores, trabalhadores de saúde e puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias) atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Crianças (45%), gestantes (55%) e idosos (73%) ainda apresentam baixa procura pela vacina no município. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar pelo menos 90% da população elegível.
No último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza as unidades de saúde de Salvador funcionaram normalmente, das 08 às 17 horas para atender a população.
Foto: Divulgação