Encerram nesta quarta-feira (14) as inscrições para a quarta turma do curso presencial e gratuito de Acessibilidade Aplicada, que pretende capacitar agentes públicos municipais, estudantes e profissionais que trabalham com engenharia e arquitetura em Salvador. A atividade é promovida pela Prefeitura através da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD). As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail upcd@salvador.ba.gov.br ou pelo telefone 3202-6136.

Já foram capacitados através desta atividade mais de 300 profissionais. A ação integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Salvador, inserida no eixo Desenvolvimento Social. O curso terá início na segunda-feira (19) e prossegue na terça-feira (20), das 8h30 às 18h30. Os encontros ocorrerão no Edifício Ranulfo de Oliveira, na Rua Guedes de Brito, nº 1 – Centro (mesmo prédio onde funciona a Prefeitura-Bairro Centro/Brotas). Foram disponibilizadas para esta turma 80 vagas.

O curso abordará a acessibilidade voltada para a elaboração de projetos, laudos e obras 100% acessíveis. As aulas serão ministradas pelo arquiteto e professor, formado pela Universidade Mackenzie, Eduardo Ronchetti. O gestor é especialista em acessibilidade e na realização de projetos de adaptação de ambientes públicos e privados. Hoje ele se dedica à capacitação de profissionais de engenharia e arquitetura pelo país. Ronchetti contabiliza 67 cursos de acessibilidade ministrados em diferentes estados, tendo capacitado mais de 2 mil profissionais.

De acordo com a diretora-geral do UPCD, Risalva Telles, a proposta é que todos os profissionais possam desenvolver habilidades e um olhar mais apurado ao realizar projetos nas áreas públicas e privadas. “É importante que todos tenhamos conhecimento e sejam capacitados para aplicar as leis de acessibilidade e pensar nelas para elaborar projetos. É essencial compreendermos esses elementos, ter a consciência de pensar nas pessoas com deficiência e todos os seus direitos”, afirmou.