Cerca de mil policiais militares serão contemplados com ações de formação, que resultam da parceria entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a Polícia Militar da Bahia (PMBA). O Curso de Formação de Autores e Mediadores em Educação a Distância será destinado aos oficiais que integram as equipes de Tecnologia da Informação e de Formadores da Corporação, com o objetivo de estruturar o núcleo de EaD da PM para a produção, uso e disseminação de mídias e tecnologias educacionais como recurso didático para formação e atualização de oficiais. Além da formação, que teve início nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 25, a parceria entre IAT e Polícia Militar prevê o uso da estrutura tecnológica utilizada pelo IAT para formação de professores, a exemplo da rede de videoconferência.

Para o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, a parceria com o IAT é um marco. “Eu ouço há muito tempo que a corporação deveria fazer a educação a distância acontecer e hoje a gente materializa, iniciando esta formação, em parceria com o IAT. O conhecimento tem que chegar na ponta e essa é a nossa grande dificuldade, já que a corporação é composta por 32 mil homens espalhados por toda a Bahia. A tecnologia de educação a distância que o IAT dispõe vai nos ajudar bastante”, explicou o comandante, lembrando que policiais mais bem qualificados fortalecem a segurança pública.

Já o diretor-geral do IAT, Desiderio Melo, comentou que “nesse momento em que celebramos esse termo de cooperação técnica, eu tenho a certeza de que não é só a Polícia Militar da Bahia, mas toda a sociedade que ganha com isso, já que a educação é o caminho para a emancipação do homem, e não um espaço de privilégios”.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, acrescentou que “esta parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e Polícia Militar, por meio do Instituto Anísio Teixeira, é estratégica. Com esta ação, o IAT vai além da sua missão de formar professores e insere a educação a distância para o ambiente da Polícia Militar, permitindo a capacitação de seus oficiais”.

Entre os temas que serão pautados no Curso de Formação de Autores e Mediadores em EaD estão os fundamentos da educação a distância, design educacional, o Moodle e suas funcionalidades e tutoria em educação a distância. O IAT vai auxiliar para que os autores e mediadores da Polícia Militar da Bahia dominem a lógica, compreendam os processos e as técnicas de produção dos materiais de conhecimentos através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) , além de oferecer toda a estrutura e os recursos inovadores para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as Mídias e Tecnologias Educacionais que o IAT dispõe.

Foto: Ascom Educação