Nos dias 27 e 28 de março, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), através da Fundação Cidade-Mãe (FCM), inscreve jovens de Salvador para curso gratuito de empreendedorismo. Pessoas com idade entre 18 e 29 anos e residentes de comunidades da capital baiana devem dirigir-se à sede da FCM (Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, 219, Engenho Velho de Brotas, em frente ao CREA-BA), das 13h às 16h30, portando RG, CPF e comprovante de residência, com as originais e xerox.

A capacitação é voltada para aqueles que possuem interesse em aprender sobre criação e gerência do próprio negócio. A ação é voltada para pessoas com idade entre 18 e 29 anos e residentes de comunidades com maior vulnerabilidade social. O Projeto Inova Jovem, ação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), é responsável por essa iniciativa e visa promover a emancipação financeira, gerar renda, reduzir a condição de vulnerabilidade social, proporcionar alternativas para reduzir o desemprego e contribuir para o desenvolvimento da economia local.

As atividades acontecem de 2 a 6 de abril, das 13h às 19h, e abordarão temáticas como fluxo de caixa, gestão, recursos humanos e vendas. São 10 módulos de conteúdo e, ao final, os alunos terão o plano de negócios e a logomarca da empresa prontos. Após esse período, os aprendizes terão direito, ainda, a 90 dias de acompanhamento e monitoria. Dúvidas e informações: 3202-7315.

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) espera que cerca de duas mil pessoas em todos os estados do país sejam capacitadas e estejam preparadas para gerir a própria empresa. De acordo com a SNJ, o empreendedorismo é a “política pública ideal para combater a violência e garantir a emancipação e autonomia da juventude brasileira”. Uma pessoa capacitada pode ser multiplicadora de conhecimento e contribuir para a qualificação de outros indivíduos.