Em reunião com prefeitos em Feira de Santana, o governador Rui Costa destacou neste sábado (19) a descentralização do desenvolvimento na Bahia, especialmente na área da saúde. “A prioridade para mim é descentralizar e levar os serviços para o interior do estado. Aqui, em Feira, nós já construímos a Unidade de Pronto Atendimento [UPA], estamos construindo a policlínica regional e hoje temos 11 policlínicas em construção”, afirmou.

Rui acrescentou que o Governo do Estado também está construindo novas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no interior da Bahia. “Oitenta por cento do povo baiano mora no interior. Por isso, a descentralização foi um compromisso que eu estou materializando: levar para o interior serviços que antigamente não existiam fora da capital, da região metropolitana ou dos maiores centros urbanos”.

O presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, ressaltou que a parceria entre o Estado e os municípios nunca foi tão importante. “Com a crise que está instalada no País, para quem governa, a situação fica ainda mais difícil. A arrecadação está diminuindo e o repasse está diminuindo. Por isso é preciso dialogar com os prefeitos. Os prefeitos e prefeitas têm uma responsabilidade enorme e faltam recursos. Essa parceria com o Estado vem suprindo essa lacuna deixada pelo governo federal”. O ex-presidente Lula também participou da reunião.

Foto: Pedro Moraes/GOVBA