Muita gente não gosta da Apple, e existem motivos justos para isso. Agora esse clube também conta com um nome de peso no mundo da tecnologia: Mark Zuckerberg. O executivo mais importante do Facebook organizou um boicote interno à Apple, chegando a ordenar pessoalmente que outros funcionários do alto escalão da companhia abandonassem seus iPhones em favor de aparelhos Android.

A raiva tem uma explicação, no entanto. Como explicou uma matéria extensa do New York Times, Zuckerberg desenvolveu uma profunda antipatia por Tim Cook após o CEO da Apple fazer uma série de comentários críticos à sua atuação como responsável pelo Facebook.

Tim Cook sempre atacou Zuckerberg diante dos grandes escândalos protagonizados pelo Facebook nos últimos anos, incluindo a interferência russa com propagandas durante as eleições presidenciais nos EUA, o caso Cambridge Analytica e uma série de polêmicas envolvendo privacidade. O CEO da Apple sempre defendeu publicamente o direito à privacidade e aproveitou o momento para promover esse aspecto da empresa.

“Nós nunca vamos nos meter na sua vida pessoal. Privacidade para nós é um direito humano. É uma liberdade civil”, disse o executivo. Em outro momento, Cook foi questionado sobre o que faria na situação de Zuckerberg e o cutucou diretamente, afirmando que “jamais estaria na mesma situação que ele”. Os comentários geraram a ira de Zuckerberg, que a passou a ordenar o boicote interno à Apple.

Externamente, Zuckerberg também nunca poupou comentários negativos sobre as opiniões de Tim Cook. O fundador do Facebook chegou a dizer que as afirmações do executivo da Apple foram “extremamente simplistas”, enquanto Sheryl Sandberg, a segunda pessoa mais importante dentro do Facebook, disse que “discordava respeitosamente” das afirmações.

Uma outra revelação importante da matéria do NYT menciona que o Facebook foi além de um boicoite interno à Apple. A empresa teria chegado a contratar, por baixo dos panos, uma empresa de relações públicas para escrever artigos negativos à Apple.

Fonte: Renato Santino – Olhar Digital